Como Escolher o Pneu Certo Para o Carro na Hora da Troca?
O pneu ideal é aquele que garante a estabilidade do carro e realiza frenagens seguras. É importante que sejam calibrados semanalmente e ainda frios. Para isso o pneu deve estar de acordo com as especificações estabelecidas para o tipo de carro.
A troca dos pneus usados por outros que não sejam originais requer muito cuidado. Cabe ressaltar que esses itens precisam suportar a carga do veículo, amortecer e ainda atuar na frenagem. Por isso é importante que seja utilizado o pneu correto.
As indicações existentes no manual do carro são muito importantes na hora da troca. Nesse manual é possível encontrar informações sobre a calibração ideal para o carro. Recomenda-se que o pneu selecionado possua a descrição de serviço maior ou igual ao original de fábrica e a diferença de diâmetro externo com relação ao original não deve ultrapassar 3%.
É indicado que o consumidor mantenha pneus iguais – mesma marca e modelo – em um mesmo eixo do veículo e, se possível, manter essa orientação para as quatro rodas. Essa dica é válida, pois ainda que os pneus tenham a mesma medida, podem ter diferentes elementos em sua composição, e isso pode trazer prejuízos ao controle do veículo em situações de risco.
Alguns atributos devem ser observados na hora de escolher um pneu novo para carro de passeio, são eles: aquaplanagem, economia, estabilidade, frenagem e ruído.
Manutenção Dos Pneus
Assim como a maioria dos itens do carro, os pneus também precisam de manutenção para manter seu bom funcionamento e durabilidade. A seguir listaremos algumas dicas importantes nessa manutenção:
RODÍZIO DOS PNEUS: Previne o desgaste irregular, o aumento do consumo de combustível e o barulho produzido pelo pneu; No rodízio o mecânico inverte os pneus de lugar para que todos tenham o mesmo desgaste ao longo do tempo;
CALIBRAGEM DOS PNEUS: É importante que o pneu esteja sempre com a pressão recomendada pelo fabricante. Na pressão certa, ele produzirá menos calor durante o atrito com o solo, aumentando a economia de combustível e a diminuição do desgaste.
ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO: Os buracos e a irregularidade de nossas ruas são os principais motivos para se alinhar e balancear o carro. O alinhamento é recomendado a cada 5 mil quilômetros. Já o balanceamento só precisa ser feito no momento em que são colocados pneus novos ou quando o condutor começa a sentir o volante do carro tremer quando está acima de 70km/h.