Carrinho de compras
Seu carrinho está vazio

Central de
Atendimento

0

Enviamos para todo o Brasil

Entrega rápida e segura

Pague com cartão

Em até 12 vezes

3 Lojas em Ribeirão Preto

Na Rod Certo você pode confiar

As melhores marcas

Garantia de até 5 anos

Segurança

Loja oficial

29/10/2020

Você sabe o que é caixa de direção? Como resolver os problemas da caixa de direção?

 

 

Explicando de um jeito bem simples, podemos dizer que a caixa de direção trabalha com uma combinação de engrenagens, tendo a função de converter a rotação do volante em movimento, sendo transmitido para às rodas.

Todos os componentes que auxiliam nesse trabalho em um conjunto chamado de sistema de direção.

 

O que forma a caixa de direção?

Para que o carro se movimente é necessário que todas as peças da caixa de direção se unam em um conjunto só, e esse conjunto é formado por quatro peças, que são:

 

Volante

As rodas do veículo se movimentam conforme o motorista vira o volante. No ponto de vista do piloto pode ser que somente esta peça seja necessária para fazer o carro se movimentar, mas o volante é apenas uma das três peças da caixa de direção.

Você sabe como funciona um computador? Ou um site de busca? É assim. Você digita uma informação; a máquina compreende essa informação e repassa para a central procurar, gerando o seu resultado.

A ligação entre o volante e a caixa de direção é bem parecida já que eles não estão diretamente conectados. Ambos são ligados por uma coluna que faz um processo parecido com o computador.

Ao girar o volante, a coluna entende o movimento e faz o mesmo giro, passando esse movimento para a caixa de direção.

 

Pinhão e cremalheira

Pinhão e cremalheira são modelos antigos que fazem parte do sistema de direção.

A coluna que mencionamos ter ligação com o volante é ligada na caixa de direção por meio do pinhão. Funciona assim: os dentes se ligam a caixa fazendo a mudança de direção, mas ela muda a força aplicada no volante para transmitir a força adequada paras as rodas fazer o movimento.

Já a cremalheira é a peça mais simples de ser entendida, podemos relacionar ela à um trilho, pois é assim que ela funciona.

A cremalheira vai transferir a força do pinhão no momento do giro para as rodas laterais. Quando seus dentes são empurrados ela puxa o eixo das rodas, fazendo com que o carro siga seu caminho, seja para a direita ou para a esquerda.

 

Direção assistida

Já vamos deixar claro uma informação importante: a direção assistida não é encontrada em todas as caixas de direção. Ela vem se tornando bem comum nos novos veículos, mas mesmo assim ainda não é encontrada em todos os carros. Deixando isso claro, vamos para a explicação da última peça da caixa de direção!

A direção assistida é uma peça que “tira” a força do volante, assim fica mais fácil para o motorista girar a peça, deixando o volante mais leve e confiável, é uma das quatro peças que fazem parte da caixa de direção!

Essa peça pode fazer parte do sistema elétrico ou hidráulico do carro, ou até mesmo uma junção dos dois, basta verificar no manual do seu carro.

Agora que sabemos como funciona essa peça, vamos conhecer o principal problema dela, a folga na caixa de direção!

 

O que é folga na caixa de direção

Esse é o problema mais comum que pode acontecer na sua caixa de direção, quando o carro está parado a probabilidade da caixa de direção dar folga é ainda maior.

É possível perceber que ao girar o volante, o movimento não é transmitido para rodas. O desgaste de componentes internos ou externos, como o pinhão e a cremalheira pode causar este problema de folga na caixa de direção.

Alguns modelos antigos são comuns apresentar esse problema na caixa de direção, como o Fusca e a Kombi. Mas alguns modelos mais novos também apresentam este problema.

Fizemos uma lista com os carros modernos que mais dão problemas na caixa de direção, confira abaixo:

  • Peugeot 207
  • Onix
  • I30
  • Foco
  • Fusão
  • Sandero
  • Elantra
  • Celta
  • Ka

 

Agora vamos ver como descobrir se sua caixa está com folga!

Como saber se a caixa de direção está com folga?

Existe um teste simples para descobrir se sua caixa de direção está com problema, mas é sempre bom contar com a opinião do seu mecânico de confiança.

Com o carro parado e o motor ligado, centralize a direção do seu veículo, depois, gire o volante suavemente para os dois lados, fazendo movimentos curtos e leves no volante.

Logo após esses movimentos verifique o esterçamento nas rodas. O tolerável é movimentar apenas 5 graus no volante sem esterçar as rodas.

Fazendo esses testes, é preciso e indispensável uma avaliação do seu mecânico, para você ter a certeza de que sua caixa de direção esteja com folga ou não.

É muito importante ressaltar que existem vários outros componentes que completam a caixa de direção e fazem parte do sistema de direção do veículo e que eles também podem causar algum problema no seu carro.

 

Você está sentindo a direção pesada?

Sentir a direção dura também não é um bom sinal, principalmente se sua direção é hidráulica ou elétrica.

A caixa de direção pode apresentar uma falha onde endurece a movimentação da sua direção.

Se o seu carro tiver direção manual o problema pode ser em outros componentes, alguns bem simples, como nível de óleo baixo, direção desalinhada ou até mesmo um problema com a bomba hidráulica.

Mas lembramos que é sempre bom ouvir a palavra de um mecânico antes de efetuar a troca da caixa de direção.

 

O volante está “trepidando”?

Sentir algumas trepidações no volante é normal, mas vamos combinar, não é nada normal quando o carro está devagar e com pouca força né?

Essa trepidação pode mostrar problema na sua caixa de direção, pode ser um desgaste na própria caixa. Ou até mesmo algo fora da caixa de suspensão, como um pneu defeituoso.

Serviços básicos podem resolver esses problemas, como o alinhamento dos eixos, balanceamento  e calibração dos pneus também pode resolver esse problema, mas caso a trepidação persistir, o problema pode ser fora da caixa de direção.

Neste caso é bom verificar o alinhamento das rodas e a embreagem, provavelmente o problema está em um desses dois componentes e não na caixa de direção.

 

Está escutando ruídos em manobras?

Sentir a direção dura também não é um bom sinal, principalmente se sua direção é hidráulica ou elétrica.

A caixa de direção pode apresentar uma falha onde endurece a movimentação da sua direção.

Se o seu carro tiver direção manual o problema pode ser em outros componentes, alguns bem simples, como nível de óleo baixo, direção desalinhada ou até mesmo um problema com a bomba hidráulica.

Mas lembramos que é sempre bom ouvir a palavra de um mecânico antes de efetuar a troca da caixa de direção.

 

Fonte: https://blog.mixauto.com.br/voce-sabe-o-que-e-caixa-de-direcao-como-resolver-os-problemas-da-caixa-de-direcao/