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21/05/2020

Saiba qual o fluido de freio mais adequado para cada veículo

Como funciona o fluido de freio?

“O fluido de freio é o grande responsável por transmitir a pressão feita no pedal, durante a frenagem, para as 4 rodas do veículo. Isso ocorre por meio de mangueiras conectadas ao cilindro mestre, que bombeiam o líquido de maneira uniforme até as lonas e pastilhas de freio, causando por sua vez a desaceleração do veículo”, explica Viviane.

Trata-se de um sistema fechado, ou seja, após acionado, esse líquido retorna ao cilindro mestre para posterior uso, havendo mínimo desgaste e perda em volume. Por esse motivo, fluidos de freio jamais devem ser mantidos abaixo de seu nível normal.

“Além disso, o fluido de freio é responsável por suportar o calor gerado no sistema durante a frenagem do automóvel”, completa a especialista. Isso se deve às características lubrificantes e anticorrosivas do composto, que mantêm a integridade de todo o sistema. “Por isso ele é uma substância essencial para garantir que não haja falha nos freios”.

Qual é a importância do fluido de freio na manutenção do sistema de frenagem de veículo?

Fluidos de freio são componentes essenciais a qualquer sistema de frenagem automotivo, como bem explica a executiva. “Se não for trocado com a quilometragem e o tempo corretos, o fluido vai absorvendo umidade dentro do conjunto, podendo acarretar falhas na ação dos freios”, alerta.

Segundo a especialista da Hi Tech, o acúmulo de água é o maior vilão do fluido de freio, e esse fenômeno deve ser monitorado cuidadosamente pelo mecânico. “Essa deve ser a maior preocupação no momento da troca. Por ser higroscópico, o líquido absorve umidade o tempo todo, desde o momento em que é aberta a embalagem” elabora.

Uma vez contaminado com água, o fluido de freio tem alterada uma de suas características essenciais: o ponto de ebulição. Líquidos com alta concentração de umidade podem ter sua eficiência de frenagem reduzida em até 30%, representando um sério risco à segurança do motorista.

“Para evitar essa umidade o mecânico deve fazer a troca do fluido no sistema de uma só vez, e não somente completando o nível do reservatório”, explica Viviane.

Como escolher o melhor fluido de freio para cada automóvel?

A melhor dica na hora de optar pelo fluido de freio ideal é seguir à risca o manual do fabricante do veículo, que define a composição a ser aplicada em cada sistema. Mesmo assim, Viviane Fragata reforça a importância de se trabalhar com fabricantes de nome consolidado no mercado.

“É preciso escolher produtos certificados pelo Inmetro e de marcas reconhecidas, evitando comprar itens fora de especificação e normas”. Para ela, a aplicação de fluidos de boa procedência garante que a atuação do sistema de freios mantenha o mesmo nível de estabilidade, qualidade e segurança de frenagem proporcionados pelos modelos de fábrica.

Além da portaria 078/2011 do Inmetro, outras agências reguladoras internacionais fiscalizam a qualidade dos fluidos de freio. São elas:

  • a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE International), que emite o selo SAE J1703;
  • a Norma Federal de Segurança para Veículo Automotor dos Estados Unidos (FMVSS), responsável pelo selo FMVSS 116;
  • a tradicional agência ISO, emissora do selo ISO 4925.

Quais são os tipos de fluido?

Fluidos de freio podem ser divididos atualmente em 4 categorias, classificadas pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos da América (Department of Transportation). A partir daí surgiu a nomenclatura DOT, comumente utilizada por fabricantes de líquidos de freio em todo o mundo.

Cada tipo de fluido leva em conta 2 características essenciais: ponto de ebulição e compressibilidade. Conheça a seguir as especificações*.

DOT 3

  • Aplicação: desenvolvida para sistema hidráulico de freios e embreagens com uso moderado;
  • recomendação: veículos de linha leve, somente para uso comum;
  • umidade: 0,20% m;
  • ponto de ebulição seco: 200°C;
  • ponto de ebulição úmido: 215°C;
  • densidade a 20°C: 1,125 g/cm³;
  • perda por evaporação: 37,99% (m/m).

DOT 4

  • Aplicação: foi desenvolvida para sistema hidráulico de freios e embreagens de automóveis, caminhões, ônibus, pick-ups e tratores;
  • recomendação: veículos de linha leve, pesada e importados;
  • umidade: 0,075% m;
  • ponto de ebulição seco: 245°C;
  • ponto de ebulição úmido: 220°C;
  • densidade a 20°C: 1,11 g/cm³;
  • perda por evaporação: 17,48% (m/m).

DOT 5 e DOT 5.1

  • Aplicação: desenvolvida para sistema hidráulico de freios e embreagens de automóveis, caminhões, ônibus, pick-ups e tratores;
  • recomendação: veículos de linha leve, pesada e importados, com destaque para situações em que haja altas temperaturas e maior fluidez (alta performance);
  • umidade: 0,075% m;
  • ponto de ebulição seco: 280°C;
  • ponto de ebulição úmido: 270°C;
  • densidade a 20 °C: 1,10 g/cm³;
  • perda por evaporação: 17,48% (m/m)

(*Especificações oferecidas pela Hi Tech Produtos Automotivos.)

DOT 5 e DOT 5.1: qual é a diferença afinal?

De características bem semelhantes, os fluidos de freio das categorias DOT 5 e DOT 5.1 apresentam uma diferença marcante, mas que é essencial à sua aplicação no sistema automotivo.

Enquanto líquidos da linha DOT 5.1 mantêm sua formulação com base em glicóis (e portanto higroscópicos), fluidos da categoria DOT 5 apresentam composição à base de silicone. Isso garante a eles uma característica hidrofóbica, com maior resistência à umidade.

Fluidos DOT 5 são os mais recomendados para veículos que operam com o sistema ABS, que exige maior eficiência e performance na frenagem. Entre as desvantagens estão o alto custo e a impossibilidade de misturá-los com outros fluidos.

Quando trocar o fluido de freio?

Como dito anteriormente, cada veículo traz de fábrica especificações para a troca do fluido de freio. Para Viviane Fragata, o recomendado é que a reposição ocorra a cada 10 mil km rodados, ou 6 meses de uso.

Independentemente de qual for a escolha do motorista, é sempre importante ficar atento aos sinais luminosos dispostos no painel do veículo. Caso a luz de freio de mão continue acesa mesmo com a alavanca abaixada, é indicado levar o automóvel a uma oficina de confiança para a avaliação do fluido de freio.

Além disso, é recomendado ao motorista verificar mensalmente o reservatório do fluido de freio, evitando assim surpresas ao desacelerar o automóvel.

Agora você conhece todas as especificações do fluido de freio e sua importância para o sistema de frenagem do veículo.

 

Fonte: http://blog.fras-le.com/fluido-de-freio/