Pneus: saiba quando é hora de trocar para não cair no 'mito da validade'
Pneu é coisa séria! É um item de segurança importante no carro e deve ser tratado com respeito. Já conversamos aqui sobre calibragem, que deve ser realizada toda semana e respeitando as especificações do fabricante.
Fazer o rodízio dos pneus, como o manual do seu carro recomenda, também é bastante importante para o tempo de vida deles, assim como o alinhamento e o balanceamento. Mas chega uma hora que eles precisam ser substituídos e existe "jeitinho" para dar.
O TWI é o limite de uso do seu pneu e é um parâmetro incontestável. É uma marca encontrada nos sulcos (os desenhos do pneu) que indica o limite de desgaste.
Quando a borracha do pneu chega à altura da lombada da marca, é necessária a troca. Não tem outra opção. Usar o pneu além da marca pode colocar a sua segurança em risco, além de te render multas.
Mas também existe um mito em relação à troca de pneus que vamos esclarecer: a famosa "data de vencimento".
Na lateral do pneu existe uma informação de DOT, onde constam algumas características dele (como carga e velocidade máximas suportadas, entre outros) e a data de fabricação. Na imagem abaixo, constatamos que o pneu foi fabricado na 33ª semana de 2015.
A partir desta data, o fabricante do pneu dá um prazo de garantia sobre o produto, e não de validade.
Em geral, após cinco anos da data de fabricação, o pneu perde a garantia, mas isso não significa que ele perdeu a validade. Funciona como qualquer outra coisa que tenha garantia.
Depois desse período, você não pode mais reclamar se alguma avaria acontecer com o produto, mas não precisa deixar de usá-lo (você não joga seu celular fora depois que acaba a garantia, certo?)
Promoções de grandes redes de supermercados em geral oferecem pneus que estão próximos de perder a garantia, e é claro que isso pode ser um problema e devemos ficar atentos. Mas não significa que você vá usar o pneu por pouco tempo.
É óbvio que é bom trocar os pneus a cada cinco anos, após o fim da garantia, caso você tenha condições. Mas mais importante que isso é o desgaste e o estado em que eles se encontram. E, nesse aspecto, é mais fundamental a questão do TWI.