O que é e como funciona o Alinhamento 3D?
Manter o carro alinhado e balanceado é essencial para o motorista ter estabilidade enquanto dirige. Agora, você sabe o que é Alinhamento 3D? Qual a diferença dele para o Alinhamento normal?
Antes de esclarecer toda essas questões, vamos relembrar para que serve o Alinhamento?
Alinhamento
O alinhamento serve para reajustar os ângulos das rodas para que todas fiquem paralelas entre si e no mesmo ângulo que o volante.
É importante porque previne o desgaste irregular dos pneus, aumentando sua durabilidade.
Aumenta também o atrito do pneu no solo, o que contribui com a economia de combustível, melhora também o deslocamento do veículo, que contribui para uma melhor dirigibilidade.
Vamos descobrir nessa matéria, qual é a função do Alinhamento 3D e o que ele tem de diferente para o Alinhamento convencional.
O que é Alinhamento 3D?
O Alinhamento 3D recebe esse nome, porque o carro é colocado numa plataforma dotada de sensores que analisa três parâmetros: x, y e z.
Um sensor lê a posição de um refletor instalado em cada roda e mostra na tela do computador o desenho tridimensional de partes do veículo e a variação das medidas em relação ao padrão de fábrica.
Os valores obtidos nas leituras são levados ao programa para sabermos exatamente qual a diferença entre eles e as medidas originais do carro.
Após consultar as medidas, pode usar os parâmetros para realizar um ajuste muito mais fino e preciso que no alinhamento manual.
Com os ajustes feitos, o equipamento faz a medição que será comparada com os dados originais para saber se o carro está efetivamente alinhado.
A partir daí, o carro estará exatamente como de fábrica, aumentado a durabilidade dos pneus, melhorando a estabilidade, fazendo as peças da suspensão durarem mais.
Portanto, o Alinhamento 3D e mais preciso e exato que o Alinhamento convencional que estamos acostumados a fazer.
Para esse serviço ser realizado, é necessário o uso de uma máquina própria para tal.
Essa tecnologia aumenta a precisão e ainda reduz o risco de perda de calibração dos equipamentos, já que os sensores estão fixos e os refletores nas rodas não precisam de calibração.
O técnico só precisa comparar o resultado obtido pelo programa, que traz instalado as medidas de vários modelos de carro e ainda mostra a correção a ser feita.