Como funciona a manutenção que evita o superaquecimento do motor do carro.
Muita gente nunca ouviu falar de válvula termostática e, justamente por isso, nem sabe que ela precisa de manutenção. Mas é uma peça de extrema importância no sistema de arrefecimento, e negligenciar sua manutenção pode resultar em superaquecimento do motor e rombo no seu bolso.
Colocando de maneira bem simples, a válvula termostática fica controlando o fluxo de fluido de arrefecimento (água mais aditivo) do motor para o radiador. A ideia é manter a temperatura do motor sempre numa faixa ideal, mais ou menos como funciona a sua geladeira, que desliga quando esfria demais e volta a ligar quando a temperatura sobe além da conta.
Quando a temperatura do motor sobe um pouco mais, a válvula abre e deixa o fluxo de fluido ir para o radiador, onde perde temperatura e volta para o motor para resfriá-lo.
O legal é manter sempre a proporção certinha de água + aditivo no sistema, lembrando de usar água desmineralizada e respeitar os períodos de troca desse fluido (dependendo do tipo, é preciso trocá-lo todo ano, mas há alguns que duram até cinco anos no sistema sem problemas).
Dessa forma todo o sistema, inclusive a válvula termostática, estará protegido contra ferrugem, que é uma das coisas que mais trava válvulas e acarreta problemas mais graves. Ainda assim, essa válvula tem um tempo de vida e, eventualmente, precisa ser substituída.
Outra coisa legal é observar se esse fluido não está turvo. Tem que ser colorido (o que indica a presença do aditivo) e bem transparente.
Se está turvo é porque alguma corrosão já está ocorrendo dentro do motor, então você pode estar com o aditivo vencido ou então usando a água inadequada. Nesse caso, agenda uma visitinha à oficina para seu mecânico ou mecânica de confiança dar uma olhadinha.